CARAVELA

CARAVELA

Designação do projeto: Caravela – Desenvolvimento e demonstração de building blocks para microlançadores

Código do projeto: 39796

Objetivo principal: O projeto CARAVELA irá desenvolver e demonstrar tecnologia para os principais elementos constituintes [building blocks] que formam os microlançadores, pequenos lançadores dedicados a pequenos satélites.

Promotor: TEKEVER SPACE – SISTEMAS ESPACIAIS, LDA

Aviso: 31/SI/2017 – INCENTIVOS À INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO (Copromoção)

Data da aprovação: 2019-05-28

Data de início: 2019-09-01

Data de conclusão: 2023-06-30

Custo total elegível: 3.984.960,92€

Incentivo: 2.687.072,65€ (FEDER)

Objetivos, atividades e resultados esperados:

O projeto nº 39796 CARAVELA visa desenvolver e demonstrar tecnologia para os principais elementos constituintes [building blocks] que formam os microlançadores, pequenos lançadores dedicados a pequenos satélites.
O projeto culminará no lançamento de um foguete-sonda [sounding rocket], singular de um andar e com o desenvolvimento de um Kick Stage.
O consórcio promotor é constituído por 4 empresas (Tekever Space – Sistemas Espaciais, Lda; OMNIDEA Lda; FHP – Frezite High Performance, Lda; Usimeca – Metalomecânica, Lda) e por 6 entidades não empresariais (Aeroclube de Torres Vedras; CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento (Associação); FCT/UNL – Universidade NOVA de Lisboa; Universidade do Porto; instituto de Soldadura e Qualidade; Instituto Superior Técnico), reunindo as competências técnicas e científicas para o desenvolvimento do mesmo.