GAMACHIP

GAMACHIP

Designação do Projeto: GAMACHIP – Plataforma SDR integrada e multifuncional para comunicações espaciais

Código do Projeto: 33688

Objetivo principal:

O projeto GAMACHIP tem como objetivo principal a adaptação e implementação da arquitetura SDR da TEKEVER Space num único circuito integrado (ou chip). Este sistema apresenta grande potencial para satélites de reduzidas dimensões oferecendo comunicações inter-satélite e satélite-Terra com funcionalidades de ranging, navegação GPS, determinação de atitude, sincronização e networking. Este chip será desenhado para ser resiliente ao ambiente espacial através de métodos rad-hard by design.

Região de intervenção: Centro e Norte

Entidade beneficiária: TEKEVER Space

Data de aprovação: 24 Abril 2018

Data de início: 1 Junho 2018

Data de conclusão: 30 Maio 2018

Custo total elegível: 706.584,70 EUR

Apoio financeiro da União Europeia: 507.480,74 EUR (FEDER)

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

O projeto GAMACHIP consiste no desenvolvimento de uma arquitetura baseada em rádio definido por software (SDR) e sua implementação num único chip. A plataforma a ser desenvolvida visa o mercado espacial fornecendo soluções de comunicações satélite-Terra e inter-satélite com funcionalidades de sincronização, redes ad hoc e determinação de posição, distância e atitude. O GAMACHIP pretende dar resposta ao crescente número de nano e pico-satélites que são colocados em órbita todos os anos, tanto de âmbito comercial como universitário, requerendo sistemas compatíveis com as suas dimensões cada vez mais reduzidas. Este chip facilitará os processos de teste, validação e integração já que são uma prioridade destes mercados. Para além de libertar espaço para outros sistemas a bordo, o GAMACHIP permitirá a operação em diversas bandas de radiofrequência (para além da banda predefinida) quando conectado a circuitos externos, e potenciar missões de nano satélites fracionados que requerem voos coordenados.

Como o espaço é um ambiente nocivo para circuitos eletrónicos devido à interação com partículas ionizantes e radiação cósmica, o GAMACHIP engloba técnicas de proteção contra a radiação através da modificação da arquitetura original (rad-hardening by design). Assim, a integridade do sistema será prolongada viabilizando as missões espaciais a longo prazo e cumprindo os seus requisitos.

Devido aos constrangimentos técnicos na implementação da arquitetura SDR num único chip, este projeto propõe o desenvolvimento de um System in Package (SiP) para contornar o problema. Assim, vão-se desenvolver circuitos integrados (dies) para que operem como módulo de radiofrequência, com sinal analógico, e como módulo de processamento de sinal digital englobando também os conversores de sinal. Estes serão conjuntamente encapsulados garantindo a sua proteção e ligação a sistemas externos. O chip final estará pronto para integração e em processo de certificação pelas normas de agências espaciais.